Sociologia

Faculdade do Sul da Bahia – FASB
Curso: Direito 1º período
Disciplina: Sociologia Geral
Professora: Drª Olga Suely Soares de Souza
Acadêmico:
Karl Marx e a história da exploração do homem.
Atividade
1)      ”A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livres e escravos, patrícios e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constate oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora aberta, que terminou sempre,  ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta.” (Karl Marx e Friedrich, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p.84.)
a)      Que classes sociais Marx identifica ao longo da história?
b)      Como são as relações entre elas?
c)       Como se dão, segundo Marx, as transformações em uma sociedade?

2)      Marx, ao descrever a primeira forma de organização humana, que chamou de “comunidade original”, afirma que “amaneira como esta comunidade original se modifica vai depender de varias condições externas –climáticas, geográficas, físicas etc., bem como de sua constituição específica, isto é, de seu caráter tribal”. (Formação econômica pré-capitalista, p. 66)
Nesse texto, Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessário de transformação, como os evolucionistas? Justifique sua resposta.

3)      “O ato de reprodução [esforço de manutenção de uma sociedade], em si, muda não apenas as condições objetivas –e.g. transformando aldeias em cidades; regiões selvagens em terras agrícolas etc.- mas os produtores mudam com ele, pela emergência de novas qualidades transformando-os e desenvolvendo-se na produção, adquirindo novas forças, novas concepções, novos modos de relacionamento mútuo, novas necessidade e novas maneiras de falar.” (Firmações econômicas pré-capitalistas, p. 88.)
Qual é o fator que leva à mudança social, segundo o texto?

4)      “A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalismo industrial. Massas de operários, aglomerados nas fábricas, são organizadas como soldados. Com simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficinas e sub-oficinas. Não são somente escravos de classe burguesa e do Estado burguês; mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da máquina, do contram e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica.” )Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p.91)

5)      Analise a idéia de Marx sobre o homem e a história.
“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escola e sim sob aquela com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.” (O 18 Brumário de Luiz Bonaparte, 9.33)

6)      Marx afirma que a classe proletária tem no capitalismo o papel de agente da transformação.
“O progresso da industria, cujo agente involuntário e sem resistência é a própria burguesia, provoca a substituição do isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria abala a própria base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação. A burguesia produz, sebretudo, seus próprio coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis." (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outro escritos, p.96.)
Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera as condições de seu desaparecimento.

7)      O que Marx entende por alienação?

8)      Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?

9)      Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?

10)   O que é salário? Como se determina o valor do salário?

11)   Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

12)   Segundo Marx, onde provém o lucro do capitalismo? Por quê?

13)   O que você entende por mais-valia?

14)   Aplicando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa, de que modo podemos julgar o avanço tecnológico da indústria na atualidade, para os trabalhadores?

15)   O que são forças produtivas?

16)   Em que relações sociais de produção podemos inserir os seguintes trabalhadores: agricultor, metalúrgico e o gari?

17)       O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
   

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More